História da Vila

 

Riba de Ave situa-se junto ao Rio Ave (daí o seu nome), na margem esquerda. Pertence ao Concelho de Vila Nova de Famalicão, Distrito de Braga e faz parte da região historicamente demarcada Entre-Ambas-as-Aves. O seu padroeiro é S. Pedro. Tem 275 hectares de área, 3041 eleitores e aproximadamente 4500 habitantes, distribuídos por cerca de 1200 famílias. Por decreto da Assembleia da República, de 18/12/87, homologado a 7 de Janeiro de 1988, foi elevada à categoria de Vila.

Riba de Ave é inseparável da indústria têxtil. Não se pode falar de Riba de Ave sem falar da Família Ferreira. Narciso e Raul Ferreira, Conde de Riba de Ave (título concedido em 1947 pelo Papa Pio XII) são os expoentes máximos dessa família, ao menos no que diz respeito a esta Vila e aos equipamentos que possui: o Hospital Narciso Ferreira, o Cine Teatro, o Quartel dos Bombeiros, a Estalagem, o Mercado, o posto da GNR, o edifício dos Correios, a Fundação Narciso Ferreira, as Fábricas, a Igreja e Casa Paroquial, são alguns dos equipamentos que Riba de Ave se orgulha e, quase todos, obra da Família Ferreira. A estes teremos de acrescentar o Externato Delfim Ferreira, a Didáxis – Cooperativa de Ensino, o Riba d’Ave Hóquei Clube, a Banda de Música, o Centro Popular de Trabalhadores, o Centro Paroquial e o Centro Social e Cultural, estas duas obras contaram, sobretudo, com o apoio da população.

Orgulhosa do seu passado, cheio de pergaminhos, comprometida e preocupada com o presente, Riba de Ave, terra de gente trabalhadora, olha o futuro com muita esperança; quer ser digna dos seus nobres e humildes antepassados e deixar aos seus vindouros a herança assente no trabalho, na cultura e solidariedade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: